Prefeitura de Nova Xavantina realiza palestra sobre prevenção, diagnóstico e tratamento de tuberculose para ACS e ACE.

Data: 14 de Março de 2023
Fonte: Assessoria da Prefeitura
Categoria: Saúde

Fonte: Assessoria da Prefeitura
Categoria: Saúde

Na última sexta-feira (10), a prefeitura municipal de Nova Xavantina, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu uma palestra para Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE) do município, com o objetivo de conscientizá-los sobre a importância da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento da tuberculose.
Com o tema "Abordagem e não abandono do tratamento de tuberculose", a palestra foi ministrada por profissionais da área da saúde, que abordaram os principais aspectos relacionados à doença, como os sintomas, formas de transmissão, diagnóstico e tratamento.
Durante a palestra, os participantes foram informados sobre a importância de identificar precocemente os casos de tuberculose, a fim de evitar a disseminação da doença na comunidade. Também foi ressaltada a importância da adesão ao tratamento, uma vez que o abandono pode levar ao agravamento do quadro clínico e ao desenvolvimento de formas mais graves da doença.
Os ACS e ACE são profissionais fundamentais para a detecção precoce da tuberculose, uma vez que atuam diretamente nas comunidades, realizando visitas domiciliares e identificando possíveis casos da doença. Por isso, a palestra teve como objetivo atualizar e capacitar esses profissionais, a fim de que possam atuar de forma mais efetiva no combate à tuberculose no município de Nova Xavantina.
A Secretaria de Saúde ressalta a importância da prevenção da tuberculose e de outros problemas de saúde, e reitera o compromisso em promover ações de conscientização e capacitação dos profissionais que atuam na área da saúde, visando sempre à melhoria da qualidade de vida da população.
Prefeitura Municipal de Nova Xavantina, Compromisso com o Município.